quarta-feira, 17 de abril de 2013

EXTERMÍNIO DOS CARRAPATOS!


Boa noite gente! Hoje o assunto é CARRAPATO! Quem não odeia né? Hehehe..

Bom, minha casa estava infestada dessa praga. Tinha de todo tipo: Fêmea GORDA, macho, filhote, larvas, etc.. todos os estágios da vida de um carrapato. Para quem não conhece o ciclo da vida de um carrapato, aqui estão duas fotos tiradas da internet que exemplificam bem direitinho:




Infelizmente esses seres vão ser nossos perseguidores pelo resto da vida, pelo menos na vida de quem tem cães. Hoje em dia existem diversos produtos para evitar a proliferação dessa praga tanto no ambiente quanto no cão.

Vale ressaltar, que o carrapato não fica apenas grudado na pele do cachorro, na sua casa pode existir focos de carrapato espalhados e você nem sequer percebe. Por isso, é sempre bom usar um produto no cão, como por exemplo o "frontline" como também, fazer dedetização frequentemente no ambiente TODO que o animal vive. Não adianta tratar só o animal e não tratar o ambiente e vice-versa.

Vamos falar sobre dedetização contra pulgas e carrapatos no ambiente. Aqui no Ceará, como tem sol o ano inteiro, não existe trégua para os carrapatos, o combate tem que ser frequente.
Como eu já falei anteriormente, existem no mercado vááários tipos de produtos, inclusive SPRAY que você mesmo pode aplicar sozinho. Usei uma vez um desses aqui em casa, o nome é ADAMS PLUS FOGGER. Comprei em um petshop aqui de Fortaleza, custou em torno de 55 reais. Esse produto é importado, o rótulo é todo em inglês, ele serve pra matar moscas, mosquitos, pulgas, carrapatos, aranhas, baratas, etc.... Obtive bons resultados com ele, mas como meu cachorro passeia todo dia na rua, não tive como ficar aplicando o produto como forma de manutenção, pois além do vidro ser pequeno, o custo benefício não compensa. Mas para quem mora em apartamento e não sai muito com os cães em ambientes propícios a ter muito carrapato, é uma boa pedida! Existem outras marcas também.


Diante da minha situação, resolvi fazer uma dedetização bem caprichada, com produtos muito fortes e eficientes. Moro numa casa grande, meu cachorro é grande e peludo(golden retriever) e passeia todo dia na rua. Era mais que merecido uma dedetização pesada, antes que minha casa virasse um asilo de carrapatos.
Contratei um rapaz que já trabalhava com esse tipo de dedetização há um tempo.
Ele usou duas coisas: 1) VASSOURA DE FOGO ; 2) CARRAPATICIDA PRA BOI – NEGUVON+ASUNTOL.

A vassoura de fogo, pra quem não sabe, é um maçarico que você instala no Botijão de gás e depois que acende com o fósforo solta uma chama na ponta. O rapaz “varreu” toda a área externa com esse maçarico(chão e parede), mas claro que não passou vassoura de fogo dentro da casa.
A vassoura de fogo serve para exterminar os carrapatos de imediato, pois eles não são resistentes ao fogo, morrem todos que estiverem na mira da vassoura.
Depois disso, ele prepara o veneno que será aplicado dentro da casa com uma bomba de pulverização. Ele mistura o Neguvon+Asuntol com água e coloca dentro da bomba. Em seguida, sai aplicando o veneno em todo o rodapé da casa, frestas de janelas, atrás de quadros, móveis, embaixo de tapetes, cantos de parede no teto(sim, os carrapatos sobem), etc. Uma dica: Quem tem cama Box em casa, é bom levantar o colchão e dar uma olhada se tem algum carrapato por lá, caso tenha, é bom aplicar um desses que vende em petshop que você mesmo aplica, pois é um produto mais leve e menos toxico. Depois de pulverizar a casa toda, ele pulverizou a área externa onde foi passado a vassoura de fogo, pois o produto fica agindo por alguns meses, criando um bloqueio nas paredes, enquanto a vassoura de fogo só tem eficiência naquele momento em que ela é passada. Na foto: Vassoura de fogo ligada ao gás e a bomba de pulverizar(amarela).

Agora vai uma dica pra quem não quer gastar dinheiro e prefere fazer essa dedetização sozinho(a):
Você pode comprar o maçarico(vassoura de fogo) por uns 30 reais. Você usando o maçarico toda semana, ele dura em torno de um ano.
O gás é o da cozinha da sua casa, em tese, não gastaria muita coisa.
Se você não tiver a bomba em casa para pulverizar, pode pedir emprestado, ou até mesmo comprar, varia muito de preço, depende do tamanho que você queira.
O pacote de Neguvon+Asuntol que dá pra 15litros, eu comprei de 15 reais. Em casas grandes, a quantidade necessária para pulverizar toda a área é maior. Mas no geral, um saco que faz 15 litros é suficiente.

Não é nada caro, para quem tem disposição para fazer é bem mais econômico. Eu paguei 180 reais depois de ter pechinchado muito, mas agora que aprendi como funciona tudo, eu mesma vou fazer da próxima vez.

Obs.: É bom tirar os bichos de dentro de casa antes de começar a dedetização. Eu deixei a casa sem animal até 3 horas depois de ter terminado tudo. Passei pano no chão da casa toda só pra tirar algum excesso de veneno e pronto. Não causou nenhuma alergia. Você pode perguntar ao dedetizador o tempo aconselhável para deixar o cão afastado do ambiente, ele já é acostumado com isso e vai saber dizer com precisão.

Esse vídeo é muito bom e explica o que é uma vassoura de fogo:
http://www.youtube.com/watch?v=RVMp3wKPWiM

Espero que tenham gostado da matéria de hoje.

Por: Ivna Fontenele

Para sugestão de temas ou dúvidas mandem e-mail para vidadecaes@gmail.com Curtam também nossa Página no Facebook: @CAOTIDIANO.

2 comentários: